RSS feed for Yuri

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Peking Opera Blues

    Peking Opera Blues

    ★★★★½

    O teatro das aparências que enganam é também o palco da mudança. É no teatro, esse ambiente de eterna e pura ambiguidade, que Tsui Hark começa a encenar a revolução política contra a tirania, para abandona-lo somente quando os personagens passam a compreender que o sucesso revolucionário só é efetivado no mundo real. A arte como concretização de um sonho?

    Hark amolda o farsesco dos generais com bigodes fajutos e os policiais medrosos durante o ofício para expor que um…

  • The Age of Innocence

    The Age of Innocence

    ★★★★½

    A grande ironia proposta pelo formalismo rígido que Scorsese apresenta aqui é de que os costumes e o status social aprisionam o indivíduo a uma vida de desgosto, angústia e resignação em uma sociedade mundialmente reconhecida como vanguardista e defensora da liberdade. Novamente, a fachada pomposa e suntuosa das mansões e vestidos clássicos acobertam a essência de uma América conservadora que se autointitula julgadora da conduta e origem familiar alheia.

    De outro lado, o formalismo rígido de Scorsese também exerce…

Popular reviews

More
  • Lady in the Water

    Lady in the Water

    ★★★★½

    É preciso salvar a história (Story) e é preciso acabar com a crítica presunçosa (Farber). Mais do que tudo, um filme de braços abertos para a normalidade que aceita a fantasia e, assim, percebe o poder da fé e da crença.

  • The Day After

    The Day After

    ★★★★

    Falsas identidades que levam a falsas percepções de narrativa. A esposa confunde a amante, a novata fica confusa a respeito de quem é, de fato, seu chefe e o chefe é mais um daqueles machos hongsangsoonianos (essa expressão existe?) idiotas que se escondem sob uma falaciosa superioridade em face das mulheres ao seu redor. Neste sentido, não deixa de ser um binômio construção-desconstrução de personalidades que é operado pela estrutura narrativa não-linear. Segundo grande filme dele do mesmo ano!