RSS feed for Yuri

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • I Am Not Your Negro

    I Am Not Your Negro

    ★★★½

    Não tenho certeza se a intenção de Peck era essa, mas o filme é uma coisa com Baldwin na tela e outra coisa com ele fora dela. Isso não quer dizer que uma é melhor do que a outra, até porque a opção de Peck é curiosa: ciente da potência da oratória de Baldwin, o diretor restringe-se a deixa-lo falar. Quando Baldwin não está na ela, Peck encena por meio de fotografias e vídeos de arquivo as passagens do manuscrito…

  • O Gerente

    O Gerente

    ★★★½

    A infeliz coincidência é que o último filme de Saraceni é protagonizado por um moribundo. E um filme protagonizado por um morto não é nada senão um devaneio que, aqui, está desapegado das “modernidades” que achincalham o cinema. É um filme que se assume romantizado, teatral, que não teme resgatar artifícios enterrados (planos fechados, zoom) pelo cinema atual para quebrar as barreiras estabelecidas por este, como a transição temporal (a história voa e a montagem vai do dia à noite em segundos) e de tom (amor, romance e terror). Enfim, é um belo testamento cinematográfico.

Popular reviews

More
  • Lady in the Water

    Lady in the Water

    ★★★★½

    É preciso salvar a história (Story) e é preciso acabar com a crítica presunçosa (Farber). Mais do que tudo, um filme de braços abertos para a normalidade que aceita a fantasia e, assim, percebe o poder da fé e da crença.

  • The Ornithologist

    The Ornithologist

    ★★★½

    É um filme que abraça as diversas possibilidades narrativas que apresenta: começa como um documentário do Discovery, torna-se um suspense / horror e, ao fim, aceita-se como uma fábula ecológica e religiosa.
    João Pedro Rodrigues tenta conciliar aspectos aparentemente díspares entre si (religião, natureza e misticismo) sob um ponto de vista racional e erotizado, de forma que o seu filme brinca com as dicotomias tradicionais, como o sagrado e o profano, por exemplo. Mas é a encenação em um local que traduz a ideia de imutabilidade que traz ao filme, no fim, o elemento mitológico que tanto precisa.